Professores no Distrito Federal encerram greve


Os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal voltam a trabalhar nesta sexta-feira (13) após 29 dias de greve. A decisão foi tomada em assembleia nesta quinta-feira (12), em frente ao Palácio do Buriti.

Os professores decidiram pelo fim da greve após o governo ceder e garantir o pagamento dos dias de greve mediante a reposição de todas as aulas do período.

Porém, a principal reivindicação dos professores não foi atendida. O pagamento dos reajustes previstos em lei só devem ser pagos a partir do segundo semestre do ano que vem. Com isso, a categoria continua em estado de greve, como afirma Cláudio Antunes, diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro).

“A reivindicação permanece e no inicio do ano que vem a greve pode retornar. Então, nós suspendemos a greve hoje para dar tempo a debates e organização da categoria, mas a qualquer momento a paralisação pode retornar porque o governo continua descumprindo lei e aplicando um calote na categoria.”

Uma nova assembleia foi marcada para a primeira semana do ano letivo de 2016. Até lá as negociações entre a categoria e o governo devem continuar.

Fonte: Agência Brasil