Kireeff e Beto têm aumento na aprovação


A cada dez londrinenses, seis aprovam a administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Conforme a oitava fase da pesquisa de opinião feita pelo Instituto Multicultural e divulgada pela Rádio Paiquerê AM e FOLHA, o momento da gestão municipal é favorável a Kireeff, depois da queda nos índices registrada no final do ano de 2013. O levantamento também mostrou leve recuperação na aprovação do governador Beto Richa (PSDB) e crescimento da rejeição ao governo da presidente Dilma Rousseff. 

A série de pesquisas teve início aos 100 dias de Kireeff no comando do Executivo, quando Beto e Dilma iniciavam o terceiro ano do primeiro mandato. Naquele momento, o prefeito alcançou 77% de aprovação, mas os números caíram para 51% ao final de 365 dias, enquanto que agora voltam a crescer. O diretor do Multicultural, Edmilson Vicente Leite, avalia que "a queda veio no momento em que toda a classe política teve grande rejeição, mas agora Kireeff está retomando os patamares anteriores de aprovação". 

Leite chamou a atenção para o índice de confiança no prefeito, que se mantém estável em 71,2%. "Aqui o entrevistado vai além da administração, é uma avaliação pessoal e é algo que está consolidado para o prefeito." A mesma pergunta foi feita aos eleitores em relação a Beto e Dilma. A confiança no tucano está baixa, apenas 7%. Pior ainda está Dilma, com menos de 6% nesse item. 

No levantamento feito há seis meses pelo instituto, 5,5% dos entrevistados consideravam o governo de Beto ótimo ou bom; agora são 11,6%. No caso da petista, a aprovação caiu de 6% para 4,6%, sendo que 85% consideram o governo federal ruim ou péssimo. O diretor do Multicultural apontou uma das principais causas do descontentamento com Beto Richa, ao citar uma das questões feitas à população na pesquisa. "A pesquisa também mostra que o principal ponto negativo para a cidade em 2015 foi a greve dos professores da rede estadual (30,4%), portanto, é fácil perceber por que o governo estadual tem aprovação baixa entre os londrinenses." 

ORGULHO


A primeira pergunta da pesquisa feita aos 560 entrevistados teve o objetivo de captar qual é o sentimento do londrinense em relação à cidade: 81,5% disseram que têm mais orgulho do que vergonha de morar em Londrina e 11,2% afirmaram ter mais vergonha do que orgulho. 
Para Edmilson Leite, "o londrinense é tradicional, gosta de ser chamado de pé-vermelho". "Isso também está se refletindo na aprovação da administração municipal. Antes, Londrina aparecia na mídia nacional com roubos, prisões e corrupção e aquilo subtraía o orgulho do cidadão. Hoje existe estabilidade política." 
A pesquisa foi realizada do dia 11 ao dia 15 de novembro e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Fonte: Folha de Londrina