Servidores do Paraná devem ter reajuste de 10,8 por cento na folha de janeiro


Os salários dos servidores estaduais do Paraná devem ser reajustados em 10,8%. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) e o aumento deve ser incorporado na folha de pagamento do mês de janeiro.

O valor do reajuste é baseado na correção da inflação medida pelo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2015. Para o ano de 2016, a previsão é de que o governo estadual gaste R$ 21,2 bilhões em despesas com pessoal e encargos – 11% a mais do que no ano anterior.

A reposição da inflação em janeiro de 2016 já estava prevista em projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em outubro. Na ocasião, a proposta aprovada previa o reajuste imediato de 3,45%, com a correção da inflação de 2015 no primeiro mês do ano seguinte.

O texto ainda prevê a reposição da inflação de 2016 na folha de janeiro de 2017, acrescida de aumento real de 1% para todas as categorias de servidores. A partir de então, a data-base volta para o mês de maio, e o reajuste das perdas entre janeiro e abril de 2017 devem ser pagos no quinto mês de 2017.

Greves
O reajuste dos servidores foi uma das pautas da greve dos professores da rede estadual que durou 46 dias e se encerrou no dia 9 de junho de 2015. A categoria pedia aumento imediato de 8,17% para reposição da inflação, mas aceitou a proposta do reajuste como foi aprovado pela Alep, após diversas negociações, e retomaram as aulas.

Um dos fatos mais marcantes desta paralisação aconteceu no dia 29 de abril, quando a Polícia Militar (PM) entrou em confronto com grevistas e outros manifestantes, que protestavam em frente à Alep, deixando mais de 200 pessoas feridas. Antes disso, outra greve já havia atrasado o início do calendário escolar em 29 dias em protesto contra o "pacotaço" apresentado pelo governador Beto Richa (PSDB).

Fonte: http://g1.globo.com/pr