PSD aposta na permanĂȘncia de Kireeff


O comando estadual do PSD está se mexendo para segurar no partido o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD). A costura já trouxe à cidade integrantes da Executiva para abrir o canal do diálogo, principalmente depois que Kireeff manifestou publicamente insatisfação com o que considera "uma falta de posição mais firme sobre questões importantes como economia, corrupção e operações como Lava Jato e Publicano", por parte do partido. 

Convidado por outras legendas para deixar os sociais democratas – uma delas é o PV, que recentemente filiou o senador Alvaro Dias, ex-PSDB –, o londrinense não descarta trocar de agremiação. Procurado pela reportagem, alegou que ainda não teve tempo de decidir, "pois temos tratado de temas emergenciais ligados à administração", disse ele, lembrando dos estragos causados pelas chuvas de janeiro. "Mas posso garantir que a conversa com as lideranças no partido tem sido muito respeitosa", ponderou Kireeff. 

Tendo em vista os prazos eleitorais, caso ele confirme que vai disputar a reeleição, deve decidir o seu destino até o final do mês de março, quando se encerra o prazo para filiações. Para o presidente estadual do PSD, Eduardo Sciarra, a candidatura deve se confirmar. "Na minha opinião, acho que isso vai acontecer." 

Sciarra, que foi o coordenador da campanha à reeleição do governador Beto Richa (PSDB) e atualmente comanda a Casa Civil, reconheceu que existe um "sentimento pessoal" de Kireeff em relação ao PSD, mas aposta na reaproximação ideológica com o filiado. "Queremos que ele continue no partido, mas que esteja confortável. Por isso, estamos abertos ao diálogo, para ouvir o que eventualmente o desagrada." 

No Paraná, o PSD está na base de apoio ao governador Beto Richa, enquanto que em Brasília, a sigla mantém aliança com o PT, ocupando, inclusive, o Ministério das Cidades, com Gilberto Kassab. De acordo com o secretário, o apoio à candidatura da presidente Dilma Rousseff foi uma decisão nacional do PSD, com a deliberação das Executivas estaduais, sem unanimidade. "Mas aqui no Paraná o partido tem autonomia e posição bem definida", justificou Sciarra.

Fonte: Folha de Londrina