Vereadores encerram visitas às unidades de Saúde


A Comissão de Seguridade da Câmara de Vereadores encerrou na manhã da última sexta-feira o ciclo de visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais serviços de saúde da rede municipal, atividade iniciada em agosto do ano passado. Cerca de 70 unidades foram visitadas pelos vereadores Gustavo Richa (PSDB), Lenir de Assis (PT) e Vilson Bittencout (PSL). As últimas visitas, na sexta-feira, contaram com a presença do vereador Gaúcho Tamarrado (PDT), que integra a Comissão de Seguridade desde o último dia 2.

 A exemplo de 2014, quando o grupo realizou trabalho semelhante, a iniciativa tem por objetivo colaborar para a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços públicos de saúde. Segundo o presidente da Comissão, vereador Gustavo Richa, dentro de 30 a 40 dias deve ser apresentado o relatório contendo todas as informações coletadas nesta maratona de visitas, comparando com o que foi apurado no ano anterior. "A diferença é que desta vez faremos um trabalho mais completo, com informações mais detalhadas", informou o vereador. Para Gustavo Richa a experiência adquirida em 2014 e a maior confiança por parte dos servidores que fornecem as informações nas unidades contribuíram para isso.

 O parlamentar antecipa que entre as sugestões que deverão constar no relatório estão a criação de uma diretoria de compras para a Saúde, o que agilizaria os processos para aquisição de insumos e medicamentos. Também deverão ser definidos graus de necessidade, apontando quais serviços necessitam de maior atenção. "De qualquer forma, com os dados comparativos nas mãos vamos analisar o que será possível propor", resume o parlamentar.

 O presidente da Comissão de Seguridade lembra que mais de 500 requerimentos já foram enviados ao Executivo, com base nas informações apuradas nas visitas. O vereador informa ainda que mais uma vez o relatório será encaminhado a todos os vereadores; ao prefeito Alexandre Kireeff (PSD); ao secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin; ao promotor de Direitos Constitucionais, Paulo Tavares; e ao Conselho Municipal de Saúde.

 

Problemas estruturais – As visitas realizadas na sexta-feira contemplaram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos patrimônios Regina e Taquaruna e dos distritos de São Luis e Guaravera, todos na zona Sul do Município. De acordo com Gustavo Richa, os problemas constatados referem-se mais a questões estruturais do que de pessoal, acima de tudo na UBS de Taquaruna, pequena e carente de reforma. "As unidades dos patrimônios Regina e Guaravera são relativamente novas, e a de São Luis está bem conservada, porém em todas constatamos rachaduras que precisam ser avaliadas", relata o vereador.

Fonte: Câmara de Vereadores