Prefeitura realiza capacitação de servidores através do PMAT


Será retomada nesta segunda-feira (15) a capacitação de servidores municipais, através do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). Até o mês de outubro, 3.202 servidores irão participar de treinamentos voltados à administração pública, abrangendo capacitação técnica, habilidades humanas e gerenciais. Os cursos terão carga horária de 16 a 48 horas, e estão divididos em 19 temas, distribuídos em 67 turmas. As aulas vão ocorrer no auditório do Sincoval, para servidores de cargo operacional, e os demais na Faculdade Pitágoras.

Nesta segunda-feira (15), das 12 às 18 horas, serão realizados os treinamentos “Gestão e Execução Orçamentária e Financeira no Serviço Público”, para gestores, e “Fiscalização de Contratos - Administrativos e Terceirizados”, voltado a gestores e técnicos administrativos. Cada uma destas turmas é composta por 50 alunos.

Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Kátia Marcos Gomes, a primeira etapa de capacitação pelo PMAT foi realizada em novembro de 2015. “Essa atualização de conhecimento precisa ser valorizada pelos que terão a oportunidade de usufruir, pois os conteúdos são relacionados ao dia a dia de trabalho dos servidores. E é também uma oportunidade de interagir com pessoas de outras áreas, conhecer outras realidades e trocar experiências”, frisou.

Kátia acrescentou que o apoio de todas as secretarias para participação dos servidores nos treinamentos tem sido essencial. “Nossa expectativa é que o servidor tenha a compreensão do seu papel, e que o objetivo de seu trabalho é servir a comunidade. Tudo foi pensado de forma a otimizar os recursos investidos, desde o conteúdo, a carga horária, até o local das aulas, com ambientes adequados. É uma oportunidade de ganho para todos”, disse.

De acordo com a gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Cleusa Casarin Andrello, estão sendo convocados para os treinamentos servidores de cargos operacionais, nível médio, superior e gestores. “Fizemos um levantamento do número de servidores em cada secretaria, para uma distribuição proporcional das vagas. Nos casos de temas específicos, são oferecidas mais vagas ao setor em questão. E cada secretaria possui uma pessoa de referência, responsável por indicar os participantes, que devem fazer suas inscrições pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem”, informou.

Os treinamentos serão conduzidos pelas empresas Consult Serviços e Treinamento Eireli-EPP, e Applicare Cursos Eireli-EPP. Elas serão responsáveis também por fornecer aos participantes material didático e certificação. Cleusa afirmou que, durante cada curso, servidores da Secretaria de Recursos Humanos estarão fiscalizando o cumprimento do Termo de Referência, firmado entre a Prefeitura e as empresas. “Dentre os itens a serem verificados está a metodologia, que deve conter estudo de casos, exercícios e debates, e também o conteúdo e tópicos abordados”, citou.

Estão sendo investidos R$ 661.989,60 na realização dos treinamentos, através de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somados à contrapartida do município. Segundo Cleusa, desde 2014 a equipe da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD) trabalha na operacionalização do programa. “É muito importante que cada servidor indicado participe, e aproveite o conteúdo em sua rotina de trabalho. Isso permite a melhora do desempenho e multiplicação do conhecimento para os demais colegas”, acrescentou.

Fonte: Prefeitura de Londrina