Escolas ficam fechadas no segundo dia de greve de servidores de Maringá


O segundo dia de greve dos servidores públicos municipais de Maringá, no norte do Paraná, ainda prejudica alguns serviços prestados à população. Segundo a prefeitura, ao menos três unidades básicas de saúde estão funcionando com menos funcionários do que em dias normais. No entanto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) trabalham normalmente. Além disso, o sindicato da categoria informou que nenhuma escola municipal funcionará nesta quarta-feira (30).

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá e representantes da prefeitura realizam uma nova reunião para tentar chegar a um acordo nesta quarta. Os funcionários querem reajuste salarial de 11,8%, que é o índice de reposição da inflação, enquanto que a proposta da prefeitura é de 5,54%.

Maringá tem, atualmente, 10 mil servidores municipais. Os principais prejuízos aos cidadãos, com a greve, devem ser na coleta de lixo, no atendimento à saúde e nas escolas. A prefeitura afirma que está "na busca de estabelecer um acordo salarial mais justo possível, num momento de forte deterioração da economia brasileira" e culpa a crise política nacional para justificar a redução das receitas municipais.

No primeiro dia de greve, dos 48 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais, 34 funcionaram parcialmente e 27 não abriram, ainda de acordo com a prefeitura. Ao verificar a situação na cidade, se constatou que algumas unidades básicas de saúde não funcionaram por falta de trabalhadores e, com isso as UPAs e hospital municipal ficaram sobrecarregados. A Secretaria Municipal de Saúde disse que o primeiro dia de greve foi tumultuado, mas o atendimento à população não foi afetado.

Um balanço realizado pela prefeitura neste segundo dia de greve da categoria mostra que os serviços realizados no Paço Municipal e coleta de lixo não foram prejudicados. Entre os CMEIs, 37 unidades estão atendendo parcialmente, em 22 todos os funcionários estão trabalhando e apenas um está fechado. Sobre as escolas municipais,  a prefeitura informou que apenas três escolas não abriram, 22 estão com a equipe reduzida e 24 funcionam normalmente.

Fonte: http://g1.globo.com/