Servidores de Maringá encerram greve após definição de reajuste


A greve dos servidores públicos municipais de Maringá, no norte do Paraná, foi encerrada neste domingo (3). A decisão foi tomada durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar) com a categoria durante a manhã. Após essa definição, os vereadores realizaram uma sessão extraordinária onde aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que regulamenta o reajuste salarial dos funcionários.

A sessão Legislativa durou uma hora e teve o plenário da Casa lotado. Com a aprovação dos parlamentares, os salários dos servidores terão um reajuste de 11,08%, que serão divididos da seguinte forma: 4% no mês de março e 7,08% divididos em cinco parcelas até dezembro deste ano.

Essa proposta foi acordada entre a Administração municipal e o Sismmar em uma reunião realizada na noite de sábado. A prefeitura disse ainda que vai avaliar a arrecadação municipal até outubro para saber se terá caixa para bancar os repasses. Se não tiver, ficou acordado, entre a comissão da prefeitura e os vereadores, que depois das eleições municipais o Executivo encaminhará à Câmara Municipal um projeto de lei de reforma tributária, serão reajustados impostos como ITBI, ISS, taxa de iluminação pública, entre outros.

Até esse acordo, a prefeitura alegava não ter condições de fazer o repasse exigido pelos servidores. Então, os vereadores entraram na negociação e conseguiram fechar o parcelamento do reajuste.

A paralisação já durava cinco dias e prejudicou setores como educação, saúde e coleta de lixo. Maringá tem, atualmente, 10 mil servidores municipais.

Fonte: http://g1.globo.com/