LDO projeta orçamento menor para Londrina em 2017


O orçamento fiscal do Município de Londrina para 2017 está projetado em R$ 1,71 bilhão, cerca de R$ 22 milhões menor do que o exercício atual. O cenário nacional de crise econômica e a instabilidade política são apontados como as principais causas para a previsão apertada, conforme consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que será analisado pela Câmara de Vereadores. 

A organização das receitas e das despesas da administração deve, necessariamente, passar por algumas etapas, como LDO e Lei de Orçamento Anual (LOA), discutidas e aprovadas pelos parlamentares até o mês de agosto. A diretora de orçamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Darling Silvia Massato Genvigir, disse que a "prudência" na elaboração do projeto se justifica pelo recuo da atividade produtiva do País. 

Ela lembrou que até a entrega final da peça, no segundo semestre, os valores podem ser revistos. "Tanto na LDO quanto na LOA, a projeção sempre tem que manter prudência porque toda a despesa é fixada dentro do que você estima de receita, então, quanto mais próxima da realidade for a estimativa, menos problemas na execução teremos. E é impossível não dizer que toda essa situação do País influenciou de maneira negativa." 

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, disse, por meio da assessoria de imprensa, que o orçamento previsto para 2017 é menor que 2016 devido ao aumento da inflação e queda na arrecadação tributária. "Trabalhamos nos quatro anos desta administração sem aumentar tributos, somente com reposição de inflação. Atuamos com um orçamento muito apertado, economizando o máximo possível, e conseguimos obter ao final de cada ano um pequeno superávit. E para 2017, não podemos ser irresponsáveis, elaborando um orçamento que não seja factível", afirmou.
 
Fonte: Folha de Londrina