Eventos no mĂȘs de abril lembram vĂ­timas de acidentes de trabalho


Em 28 abril de 1969, 78 trabalhadores de uma mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, morreram devido a uma explosão. Quase 47 anos depois, campanhas ao redor do mundo continuam lutando por mais segurança e saúde nos ambientes de trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho, que consagrou o Dia Mundial da SST em 2003, divulgou o tema para campanha global desse ano: "Estresse no trabalho: um desafio coletivo". A proposta da OIT é chamar a atenção para as tendências globais atuais em relação ao estresse relacionado ao trabalho e seu impacto na saúde dos colaboradores e no mercado.

Segundo a OIT, o ritmo do trabalho ditado por comunicações instantâneas, elevados níveis de competição, as mudanças nas relações de trabalho e o atual recesso econômico correspondem a riscos psicológicos aos trabalhadores, que enfrentam demissões em massa, reestruturação organizacional e aumento do trabalho precário. A entidade acredita que, embora seja a fonte do problema, o ambiente laboral é o local ideal para se encontrar a solução.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Previdência, dos 11.791 auxílios-doenças acidentários baseados na categoria "Transtornos Mentais e Comportamentais" concedidos em 2014, 80,56% foram decorrentes do estresse, episódios depressivos, alternância de humor e ansiedade.

Movimentações pelo país
A data será celebrada tanto em âmbito nacional quanto internacional. "Leis fortes, aplicação estrita, sindicatos fortes", é o tema da campanha global sindical organizada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira para esse 28 de abril. A Federação endossa que onde sindicatos são fortes, as normas de segurança e saúde tendem a ser mais observadas. Além disso, a ICM desenvolve sua campanha permanente na região da América Latina e Caribe "Morreu, parou!", que objetiva que a obra seja totalmente paralisada no caso de um acidente fatal.

O foco central do Sinait nas atividades alusivas ao Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho será a defesa da NR 12, que trata da segurança em máquinas e equipamentos. O tema a ser trabalhado será "Vítimas de Acidentes de Trabalho com Máquinas e Equipamentos na Indústria". No dia 28 de abril, a entidade irá participar de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e as delegacias sindicais promoverão e participarão de atividades para chamar a atenção da sociedade para o grave problema de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.  

A Revista Proteção preparou uma agenda com algumas atividades alusivas à data que acontecerão por todo o Brasil. Você também pode sugerir outros eventos relacionados ao Dia 28 de Abril para o e-mail redacao1@protecao.com.br.

Bahia
- A Delegacia Sindical do Sinait, junto com os demais participantes do Forumat (Fórum de Proteção do Meio Ambiente do Trabalho no Estado da Bahia), realizarão ato no dia 28 de abril em frente ao edifício empresarial Paulo VI, na Av. Antônio Carlos Magalhães, em Salvador, onde nove operários da construção civil morreram em um acidente de trabalho durante obra em 2011.

- Uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores do município de Salvador acontecerá durante à tarde do dia 28 de abril, abordando o tema "Acidentes de Trabalho e a Norma Regulamentadora 12".

Distrito Federal
- Uma sessão solene convocada pelo deputado Vicentinho para apresentar o banimento do uso do amianto acontecerá no dia 29 de abril, na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o pneumologista e pesquisador da Fundacentro Eduardo Algranti falará sobre o tema.

- Na sede da Sinduscon na capital federal será realizada palestra no dia 28 de abril, com base no tema da OIT. Serão duas palestras proferidas por Antonio Santana Costa, médico do Trabalho e psiquiatra da OIT. Palestra sobre a NR 12 será apresentada por palestrante do SINAIT.

Espírito Santo
- Com o objetivo de enfatizar as medidas que vem sendo implementadas pelos atores sociais para a redução do número de acidentes de trabalho e prestar homenagem póstuma às vitimas, a Fundacentro realiza no dia 28 de abril, em Vitória, evento para sensibilizar os participantes sobre a necessidade da prevenção dos acidentes de trabalho. Informações pelo telefone (27) 3315-0040. 

Minas Gerais

- Em 28 de abril, também conhecido como Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Senac-MG promoverá a ação "Acidentes e doenças do trabalho" visando conscientizar os alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho sobre a importância do uso de EPIs para prevenir o acidente e doença ocupacional. 

- Entre as atividades da campanha Abril Verde, o Fórum Permanente Sindical de Saúde do Trabalhador, formado por membros do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e centrais sindicais, fará reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador no dia 28 de abril. O encontro acontecerá em Mariana/MG, cidade que ainda se recupera do maior desastre ambiental do país.

- O Fórum Sindical e Popular de Minas Gerais realizará de 26 a 28 de abril o Seminário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora: desafios e perspectivas. O evento será realizado no Auditório do Departamento de Geologia da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), localizada na cidade de Ouro Preto. Informações e inscrições pelo e-mail eventoforumsindicalst@gmail.com. 

Pará
- Em Belém, a Fundacentro irá realizar nos dias 25 e 26 Seminário Alusivo ao Dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo email técnico.cepa@fundacentro.gov.br ou pelo telefone (91) 3222-1973. 

Paraíba

O Sintest-PB (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba), em parceria com o TRT-PB, SRTE-PB e outras entidades realizam vasta programação no mês da prevenção. No dia 28 de abril acontecem a I Caminhada em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, em Campina Grande, e audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, entre outros. Mais informações pelo email contato@sintestpb.org.br.

Paraná
- No Movimento Abril Verde, o Sintespar (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Paraná) organiza em Londrina/PR a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho. No encerramento, dia 28, haverá evento em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Mais informações e inscrições pelo email sintespar@yahoo.com.br. 

- "Leis fortes, aplicação estrita, sindicatos fortes", é o tema da campanha global sindical organizada pela Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira para esse 28 de abril. A Federação endossa que onde sindicatos são fortes, as normas de segurança e saúde tendem a ser mais observadas. Além disso, a ICM desenvolve sua campanha permanente na região da América Latina e Caribe "Morreu, parou!", que objetiva que a obra seja totalmente paralisada no caso de um acidente fatal.

- A Fundacentro realizará evento alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho no dia 28 de abril na sede da sede da entidade em Curitiba. A programação é composta por palestras como `O estresse e as pesquisas recentes relacionadas ao tema’ e `Estresse, como lidar com este problema’.

Pernambuco
- O Getrin 6 (Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região) promove no dia 28 de abril o Simpósio Sofrimento Mental no Trabalho: um inimigo silencioso. O evento acontece na sede da Fundacentro, em Recife. As inscrições podem ser feitas pelo email eventos.crpe@fundacentro.gov.br. Mais informações no telefone (81) 3427-4566 ou (81) 3427-4775.

Rio de Janeiro
- O Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RJ), em parceria com outras entidades, promovem no próximo dia 25 o evento "Trabalho Seguro e gestão do estresse no ambiente laboral: um desafio olímpico". O evento, que contará com especialistas e instituições ligadas à proteção dos direitos do trabalhador, irá debater questões ligadas à segurança e saúde no trabalho e os desafios para garantir a proteção dos profissionais em grandes obras e eventos, sobretudo com a proximidade das Olimpíadas, que acontecem este ano no Rio de Janeiro. Mais informações e inscrição no email cerj@fundacentro.gov.br.

Rio Grande do Norte
- Em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o IFRN (Instituto Federal Rio Grande do Norte) realizará o 3º Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho IFRN 2016. O evento que terá palestras relacionadas ao tema acontecerá no dia 28 de abril em Natal. Mais informações pelo email 28abril.ifrn@gmail ou pelo telefone (84) 4005-9921. 

São Paulo
- No dia 27 acontece evento no auditório da Fundacentro em lembrança do Dia Internacional em Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Durante o encontro acontecerão palestras, entre as quais a pesquisadora Tereza Luiza Ferreira dos Santos abordará o histórico do conceito de estresse e seus significados, segundo o tema da campanha mundial da OIT "Estresse no trabalho: um desafio coletivo".

- No auditório do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, Sindipetro, Fundacentro e parceiros realização no dia 28 de abril o Seminário Unificado sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Baixada Santista. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Fundacentro.

Confira os eventos do Abril Verde 2016 em todo o país.

Fonte: Revista Proteção