Encontro das secretarias estaduais dos servidores públicos abre programação da UGT nacional comemorativa ao 1º


Os secretários dos servidores públicos das UGTs Estaduais se reuniram na tarde desse domingo, 24/04, no Novotel, em São Paulo. O encontro antecedeu o seminário “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”, promovido pela UGT Nacional nesta segunda e terça feiras (25 e 26/04) como parte das comemorações do Dia do Trabalhador - 1º de maio.

 A reunião, que contou com a participação do secretário do servidor público de Minas Gerais, Eduardo  Sérgio Coelho, apontou algumas ações e estratégias a serem adotadas pela UGT em defesa dos servidores públicos.

 Uma delas, em caráter de urgência, é uma campanha contra a aprovação do PLP 257/2016. Enviado pelo governo ao Congresso Nacional, esse projeto de lei prevê a renegociação das dívidas dos Estados. Mas, para que isso ocorra, são impostas várias condições que comprometem diretamente os serviços públicos e a vida dos servidores.

 Ontem, 25/04, em Brasília, houve uma reunião da UGT e demais centrais sindicais com o relator do projeto na Câmara Federal, deputado Espiridião Amim, para solicitar o apoio do parlamentar contra a proposta. “O PLP 257/2016 é criminoso, com prejuízo para os servidores de todos os níveis”, disse o secretário nacional do Servidor Público da UGT, Luiz Carlos Silva de Oliveira.

 A reunião desse domingo apontou ainda a necessidade de uma ação efetiva da UGT contra a Portaria nº 20, de 15/04/2016, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que altera as regras para atualização dos dados cadastrais das entidades sindicais no CNES.

 Os participantes do encontro também aprovaram a necessidade de o Brasil ratificar a Convenção 151, da OIT, que dispõe sobre Direito de Sindicalização e Relações de Trabalho na Administração Pública.

 Hoje, com o auditório cheio, a UGTcontinuou suas palestras e debates previstos no seminário “Trabalhadores e Trabalhadoras em Tempos de Crise: Construindo Alternativas”.

 Realizado em parceria com o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (CESIT), do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, o evento tem por objetivo promover reflexões e proposições em defesa dos trabalhadores e da sociedade.

Fonte: UGT