Em greve, funcionários da Urbs e da Setran fazem passeata em Curitiba


A paralisação dos funcionários da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e da Urbanização de Curitiba (Urbs) chega ao segundo dia nesta quarta-feira (27). Nesta manhã, eles fizeram uma passeata que saiu da Rodoferroviária e seguiu até a prefeitura.

A principal reclamação dos trabalhadores é o atraso no pagamento dos salários e dos benefícios. 

Por conta da greve, estão paralisados os serviços de fiscalização de trânsito, fiscalização do transporte coletivo, do Centro de Controle de Operações e a limpeza dos espaços administrados pela Urbs.

O atendimento à população, como a emissão do Cartão Transporte, continua funcionando, mas com um número reduzido de funcionários.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano-PR), a greve foi deflagrada por conta de sucessivos atrasos nos pagamentos de salários.

Ainda conforme o sindicato, em abril, os trabalhadores deveriam ter recebido salários e benefícios no dia 25. No entanto, nesse dia, só a metade do pagamento foi recebida. O vale-alimentação, por exemplo, foi pago apenas na madrugada desta quarta.

A Urbs informa que o restante do pagamento será feito até o dia 6 de maio e que os salários não estão atrasados, já que o acordo salarial e a legislação trabalhista prevêem que a outra parte seja paga até o dia quinto dia útil do mês seguinte.

A Urbs afirma ainda que já entrou com um processo no Ministério Público do Paraná (MP-PR) alegando a ilegalidade da greve, uma vez que diz não ter sido comunicada da paralisação. O sindicato rebate e afirma que o indicativo de greve havia sido aprovado há meses.

Ainda conforme o Sindiurbano, 80% dos funcionários aderiram à paralisação. A Urbs discorda, dizendo que o número de trabalhadores é bem menor e que, na terça-feira (26), 90% do atendimento da empresa foi mantido em toda a cidade.

Por fim, o sindicato acrescenta que a paralisação está mantida enquanto os salários não forem pagos integralmente.

FONTE: http://g1.globo.com/