Prefeitura reduz horário de atendimento


Com o avanço das obras de reforma da Prefeitura de Londrina, o horário de atendimento ao público na sede administrativa, no Centro Cívico (zona sul), será reduzido em três horas. A partir de hoje, o atendimento será feito das 12 às 18 horas e não mais das 9 às 18 horas. Segundo a Secretaria Municipal de Gestão Pública, a restrição é necessária em razão dos transtornos gerados pelas obras, como barulho, poeira e limitação de circulação em alguns espaços. 

A Praça de Atendimento da Prefeitura recebe, em média, 300 pessoas por dia, sendo a maior procura no período da tarde. "A maioria das pessoas vem até a Prefeitura à tarde. Pela manhã, são apenas cerca de 40 atendimentos", disse o secretário municipal da Fazenda, Paulo Bento. "E também já reduziu muito o número de pessoas que procuram atendimento aqui porque muita coisa pode ser resolvida pela internet, como emissão de guias e certidões." 

Em alguns setores da Secretaria da Fazenda os funcionários também terão a jornada de trabalho reduzida, mas sem prejuízos à população, garantiu Bento. 

Além do barulho e da sujeira causados pela reforma, ressaltou o secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Dias, a questão da segurança também contribuiu para a alteração do horário de atendimento. "Tivemos que nos adaptar às necessidades da reforma e compatibilizar com o atendimento ao público." 

ETAPAS
O prédio da Prefeitura foi inaugurado em dezembro de 1982 e em mais de três décadas de funcionamento nunca havia passado por uma grande reforma. Em todos os setores há problemas elétricos e hidráulicos e o prédio contraria as normas de segurança contra incêndio. A documentação é irregular e o imóvel sequer possui Habite-se. 

As obras foram divididas em duas fases, executadas paralelamente. Na primeira etapa estão previstas a instalação de novos geradores de energia, de uma central de ar-condicionado, do sistema de captação de água da chuva e troca do telhado, do piso, divisórias e tubulações hidráulicas e elétricas. A segunda fase compreende a modernização dos equipamentos e capacitação de servidores. 

Ao todo, são 11 mil metros quadrados de obras a um custo de R$ 21 milhões, sendo R$ 14 milhões de investimentos na primeira fase e R$ 7 milhões na segunda etapa da obra. A maior parte dos recursos – R$ 19 milhões - é financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os outros R$ 2 milhões são contrapartida da Prefeitura. "Os geradores, a central de ar-condicionado e o sistema de captação de água da chuva já estão prontos. As obras estão dentro do cronograma e tudo deve estar pronto até junho do ano que vem", disse Rogério Dias.

Fonte: Folha de Londrina