Policiais civis de Londrina paralisam atividades por 24h na semana que vem


Pedindo melhores condições de trabalho - sobretudo o fim de atividades irregulares, como atuar dentro de carceragens cuidando de presos -, policiais civis de todo o Paraná vão fazer uma paralisação de 24 horas a partir das 8h da próxima segunda-feira (1º). Em Londrina, os profissionais vão se concentrar diante da 10º Subdivisão Policial (SDP), na rua Sergipe, 52, Centro. Na quarta-feira retrasada (20), a categoria deflagrou estado de greve em assembleia realizada em Curitiba

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), a intenção é chamar a atenção da sociedade para os desvios de função, a falta de efetivo e da sobrecarga de trabalho. "O governo faz propagandas dizendo que está investindo em segurança pública, mas somos apenas 4 mil profissionais em todo o estado quando o número ideal seria 12 mil. Além disso, temos casos de investigadores e escrivães com jornadas de 80 horas semanais. O governo impede o policial de cumprir seu dever adequadamente e entregar o serviço pago através dos impostos da sociedade", argumenta. 

Na semana passada, tanto o Sindipol quanto o Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) notificaram o Governo do Paraná, o judiciário, o Ministério Público (MP) e outras entidades sobre a decisão de deixar de executar tarefas que não estão previstas nas funções dos agentes. "Estamos dando um grito de socorro. Não podemos mais trabalhar na ilegalidade", afirma. 

Simbolicamente, os manifestantes vão participar de uma doação coletiva de sangue em frente à 10ª SDP. A unidade móvel do Hemocentro de Londrina fará a coleta junto aos policiais. A categoria só voltará ao trabalho às 8h da terça (2). 

Para o delegado-chefe da 10ª SDP, Sebastião Ramos dos Santos Neto, o atendimento na própria unidade e nas outras delegacias da cidade não será afetado. "As reivindicações são justas e tratam de direitos dos policiais. Estamos trabalhando para garantir que a manifestação transcorra tranquilamente e, também, para que a população de Londrina não seja ainda mais prejudicada. Estaremos atendendo questões ordinárias e extraordinárias normalmente, em todos os distritos", garante. 

Atualmente, o Paraná conta com aproximadamente 7 mil policiais civis, entre ativos e inativos. Três mil são filiados aos sindicatos.

 Fonte: Portal Bonde