Concurso nacional vai definir Secretário de Educação


O prefeito eleito de Londrina, deputado federal Marcelo Belinati (PP), anunciou que vai escolher o seu secretário municipal de Educação por meio de um concurso nacional, que será lançado na próxima quarta-feira, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O evento será realizado em conjunto com a Frente Parlamentar de Educação, presidida pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), aliado de Belinati. 

O processo será organizado e conduzido pela Vetor Brasil, organização não governamental (ONG), que atua nas áreas de recrutamento e alocação de talentos para administração pública, com o apoio da Fundação Lemann. Os critérios para inscrição e seleção ainda não foram revelados. De acordo com Belinati, "é um grupo que busca pessoas com perfil técnico que queiram contribuir com a administração pública, mas nesse caso de Londrina será algo inédito no Brasil, porque será a primeira vez que vão selecionar alguém nessa dimensão, no primeiro escalão". 

Segundo o prefeito eleito, a decisão de ampliar a procura além de Londrina se justifica "porque nós queremos ter o melhor secretário de Educação do Brasil, definido pela meritocracia e de maneira totalmente democrática, por critérios estritamente técnicos e não políticos". "Mas é importante destacar que educadores de Londrina poderão participar, aliás, seria muito bom que isso acontecesse", complementou Belinati. 

Conforme a assessoria de imprensa do deputado federal, a Vetor Brasil tem a sede em São Paulo e é especializada na alocação de profissionais em governos e programas de trainees para a gestão pública. Uma banca irá avaliar os currículos dos candidatos a secretário de Educação, com a participação de representantes da comunidade escolar de Londrina. Belinati afirmou que ele vai realizar entrevistas com os finalistas para a escolha definitiva. 

Questionado se outros secretários da sua administração serão escolhidos dessa mesma maneira, com processo seletivo, o futuro prefeito desconversou. "Vamos fazer algo inovador em Londrina."

Fonte: Folha de Londrina