SINDSERV ACOMPANHA TRAMITAÇÃO DO ORÇAMENTO 2017 DA PREFEITURA DE LONDRINA


Diante dos problemas econômicos enfrentados pela cidade de Londrina, que tem gerado várias discussões entre a atual administração, a equipe de transição e o prefeito eleito, a Diretoria do SINDSERV tem acompanhado com muita atenção o trâmite do Orçamento da Prefeitura para o ano de 2017.

No último dia 22, a Câmara de Vereadores decidiu pela devolução do projeto ao Prefeito para que o mesmo faça as adequações necessárias, com a inclusão dos aportes necessários à cobertura da insuficiência de recursos para pagamento dos benefícios aos segurados do Fundo Financeiro da CAAPSML em 2017. De acordo com as informações repassadas à Câmara de Vereadores, o déficit do Fundo Financeiro será de R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões de reais).

Como solução para esse problema, a Prefeitura de Londrina está estudando a junção de massas, através de um projeto de lei. Dessa forma, a prefeitura, a partir do ano de 2017, utilizaria os recursos do Fundo Previdenciário para fazer os pagamentos dos beneficiários do Fundo Financeiro.

No dia de hoje (24/11), numa reunião realizada na CAAPSML, com a presença de membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo da CAAPSML e membros da Diretoria da Associação dos Aposentados, o SINDSERV recebeu uma cópia do Projeto de Lei que faz a junção de massas.

Amanhã, dia 25/11, às 16 horas, será realizada uma reunião com o Prefeito de Londrina, Sr. Alexandre Kireeff, com representantes dos Conselhos, da AAPML e do SINDSERV, a fim de tratar desse assunto.

A Diretoria do SINDSERV ainda não definiu um posicionamento definitivo a respeito do assunto. Muitas questões pesam sobre essa decisão. Além do aspecto legal que envolve a junção, existem medidas de compensação que precisam ser tomadas, que ainda não estão definidas e que dependem de outros fatores, inclusive de uma série de decisões da próxima administração que toma posse no dia 01/janeiro/2017.

Existem também aspectos que afetam toda a cidade de Londrina, na medida em que, o valor do déficit afeta toda a peça orçamentária e, em consequência, a execução orçamentária de todas as secretarias e autarquias.

O SINDSERV está participando das discussões, ouvindo todos os envolvidos, de forma a defender os direitos de todos os servidores públicos municipais.