Marcelo Belinati será diplomado prefeito de Londrina nesta sexta-feira


O prefeito eleito de Londrina, Marcelo Belinati, seu vice, João Mendonça, e os 19 vereadores que vão compor a legislatura 2017-2020, participam nesta sexta-feira (16), às 19h, da Cerimônia de Diplomação dos Eleitos, promovido pela Justiça Eleitoral. O evento será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina. 

O presidente da Junta Eleitoral, juiz da 41ª Zona Eleitoral, Matheus Orlandi Mendes é quem presidirá a cerimônia e fará a diplomação dos eleitos. 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e que também está apto a tomar posse no cargo. Os eleitos receberão um diploma devidamente assinado pelo presidente da Junta Eleitoral.

 Este ato ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. 

No diploma que será entregue, segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito e, facultativamente, outros dados a critério do juiz eleitoral. 

Marcelo Belinati foi eleito em 2 de outubro, com 136.360 votos (51,57% dos votos válidos). Ele é o primeiro prefeito eleito nascido em Londrina e o primeiro a vencer as eleições ainda no primeiro turno. 

A diplomação é o último ato antes da posse efetiva no cargo, que está marcada para acontecer no dia 1º de janeiro de 2017, às 18h, na Câmara Municipal de Londrina.

Fonte: Portal Bonde