População confia em Kireeff, mas mostra descontentamento com serviços públicos


A última pesquisa da série iniciada em 2013 pelo Instituto Multicultural para avaliar o governo municipal, realizada em parceria com a FOLHA e Rádio Paiquerê AM, aponta que o londrinense confia no prefeito Alexandre Kireeff (PSD), votaria nele para outros cargos e acredita que sua principal contribuição à cidade foi o combate à corrupção. Entretanto, a mesma pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de dezembro com 750 pessoas, mostra elevado grau de descontentamento com os principais serviços públicos. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%. 

A maior insatisfação se refere à saúde. Do total de entrevistados, 44% se disseram insatisfeitos e 35,5% se declararam completamente insatisfeitos. Apenas 5,5% demonstraram satisfação com o serviço. O elevado grau de insatisfação também está presente na segurança pública – 52% estão insatisfeitos e 24% completamente insatisfeitos. Estradas rurais, geração de emprego, trânsito, asfalto das ruas, apoio ao esporte, iluminação e limpeza pública também tiveram grau elevado de insatisfação. 

"Historicamente, os pontos mais cobrados pela população são saúde e segurança. Ainda que a segurança seja atribuição do governo estadual, os governos municipais sempre são cobrados", explicou o diretor estatístico do Multicultural, Edmilson Vicente Leite. "Porém, alguns problemas permanecem e se revelam pela insatisfação das pessoas. Neste sentido, a pesquisa fica como um norte para o próximo governo." 

Questionado se os problemas financeiros pelos quais passa a Prefeitura de Londrina, decorrentes da crise nacional e queda na arrecadação, como justifica a administração Kireeff, se refletem na pesquisa, o professor afirmou que "de maneira indireta". "A insatisfação se deve à falta de serviços que não foram executados por falta de recursos. A geração de empregos, por exemplo, não acontece em cenário de crise. Então, indiretamente, a crise se reflete na avaliação do governo." 

 

Fonte: Portal Bonde