Coletores de lixo de Londrina param atividades por falta de uniforme


Coletores de lixo de Londrina, no norte do Paraná, paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (19). Os coletores reclamam que a empresa não disponibilizou uniforme adequado, como camiseta, calça, luva e boné. Os trabalhadores informaram que não vão trabalhar até que a reivindicação seja atendida.

“Está faltando uniforme. Só deram uma camisa, uma botina e uma luva que não dá para trabalhar porque é fraquinha. Além disso, o banheiro dos funcionários não tem água e só há um chuveiro para os coletores. Como a maioria pega ônibus para ir para casa, não tem como sair daqui sem tomar banho. Quem vem trabalhar de moto, vai sujo para casa”, diz o coletor Vicente Lago Pinheiro.

Durante a manhã desta quinta-feira, o lixo orgânico dos condomínios localizados na região sul e bairros da zona norte não foi recolhido. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informou que o problema deve ser resolvido entre trabalhadores e empresa, mas que está tentando negociar para que a coleta seja retomada durante a noite.

“Ajustes devem ser feitos, os coletores estão corretos e não podem trabalhar dessa forma. A empresa está sendo notificada naquilo que ela não está cumprindo, tem prazo para a adequação. A empresa disse que as camisetas já estão chegando, as calças devem ficar prontas até a tarde desta sexta-feira. Peço que assim que chegar as camisetas o trabalho seja retomado”, pontuou o diretor de operações da CMTU, Odivaldo Moreno Alves.

Essa é a terceira vez que os trabalhadores da coleta param as atividades em três meses. A mais recente ocorreu em dezembro de 2016, logo depois da empresa Kurica ter assumido o serviço na cidade.

A Kurica informou que não vai se manifestar sobre a paralisação.

Fonte: http://g1.globo.com/pr