Creche e escola de Londrina têm volta às aulas adiada por violência


A Escola Municipal Elias Kauam e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Novo Amparo, no Jardim Novo Amparo, em Londrina, no norte do Paraná, adiaram a volta às aulas devido à onda de violência no bairro. Segundo a secretária municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, as aulas, que iniciariam nesta quinta-feira (26), serão retomadas apenas na segunda-feira (30).

A mudança foi definida em uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (25) com representantes da Polícia Militar (PM), da Guarda Municipal, pais e professores da escola e do CMEI.

A secretária relatou que diversos pais e professores têm procurado a Secretaria de Educação para manifestar preocupação com a onda de violência no bairro.

Aproximadamente 20 pais já pediram a transferência dos filhos para outras unidades.

Ainda segundo Maria Tereza, a morte de um adolescente de 14 anos na esquina da creche, na tarde de sábado (21), aumentou a insegurança na região. Há, inclusive, várias marcas de tiro na parede do CMEI.

A secretária afirmou que os pais e professores só aceitaram o início das aulas, na segunda, após a chegada de um módulo móvel da Polícia Militar (PM), instalado em frente à escola, que deverá funcionar 24 horas por dia.

Uma nova reunião foi agendada para esta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Londrina, para voltar a debater a segurança na creche, na escola e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Amparo, que também teve o atendimento suspenso devido à falta de segurança.

Onda de violência
O policiamento no bairro foi reforçado há pouco mais de uma semana logo depois do registro de tiroteiros próximo a UBS Novo Amparo. Por segurança, a unidade teve o atendimento transferido para a UBS Milton Gavetti. A mudança foi adotada temporariamente para garantir a segurança de servidores e usuários, de acordo com a prefeitura.

A polícia ainda apreendeu 246 cápsulas de munição e drogas na quinta-feira (19) que estavam enterradas em um terreno do bairro.

Na segunda-feira (23), dois homens, de 41 e 36 anos, foram presos com uma arma de fogo após serem perseguidos por policiais militares no bairro. Antes de serem presos, os suspeitos atiraram contra a equipe da PM. O helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas deu apoio na perseguição.

Fonte: http://g1.globo.com/pr