Professores fazem protesto em frente à Assembleia Legislativa do Paraná


Professores da rede estadual de ensino realizam uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta quarta-feira (1º), primeiro dia de trabalho dos deputados. Eles protestam contra a resolução do governador Beto Richa (PMDB) que provocou mudanças no sistema de distribuição de aulas.

Na terça-feira (31), os professores conseguiram uma liminar na Justiça suspendendo a resolução.

Durante a semana, os docentes ocuparam um prédio da Secretaria de Educação, em Curitiba, e fecharam núcleo de educação em diferentes cidades do estado.

No início da tarde, os docentes tentaram entrar no prédio para participar da primeira sessão plenária do ano, mas segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) foram impedidos de acessar o local.

"O presidente Ademar Traiano nos impediu de entrar porque hoje a sessão é voltada para convidados, como não somos convidados não podemos participar. Isso é muito ruim, é mais uma intransigência do governo, já não basta as várias situações que estamos enfrentando", diz a diretora de finanças da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), justificou a decisão dizendo que esta quarta-feira era um dia festivo.

"Não se trata de impedimento. Hoje é um dia festivo, essa Casa sempre foi amplamente aberta para todos. Nós temos aqui familiares de deputados, nós temos autoridades representativas do Estado, e eu pedi, fiz um apelo, me antecipei aos deputados de oposição (...), para que conversassem com o movimento para que não fizessem uma afronta à Casa porque é um dia de festa".

Traiano disse ainda que a partir de segunda-feira (6) a Assembleia estará aberta para todos.  "Terão liberdade para vir aqui e fazer protesto como bem entendem", acrescentou.

Conforme a resolução do governo, os professores que ficassem mais tempo nas escolas teriam prioridade na distribuição das aulas extras. A medida também prevê alterações em relação à hora-atividade.

O governo estadual afirma que vai recorrer, e o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, chegou a afirmar que o governo não pretende voltar a trás na decisão.

Sessão plenária
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos próximos dois anos toma posse nesta quarta-feira. Reeleito, o deputado Ademar Traiano (PSDB) segue na Presidência, assim como o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) na 1ª Secretaria.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana