Debates na CĂąmara tĂȘm como foco a violĂȘncia urbana


Os recentes episódios de violência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) levaram a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização da Câmara de Vereadores a realizar, na tarde desta quarta-feira (26), reunião pública com a participação de representantes da comunidade, de servidores municipais, das forças de segurança e da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as propostas a serem analisadas está a antecipação dos horários de fechamento das unidades mais suscetíveis a assaltos e roubos.

"Os problemas relatados nesta tarde constarão de um relatório que será preparado nos próximos dias e entregue ao prefeito Marcelo Belinati (PP), em reunião a ser agendada", informou o presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização, vereador Amauri Cardoso (PSDB), que coordenou o debate desta tarde. Outras sugestões deverão ser a melhoria da iluminação no entorno de determinadas UBSs; realização de serviços de capina, roçagem e podas de árvores; não contingenciamento da Guarda Municipal (GM) e promoção de ações para envolver a vizinhança no cuidado com os espaços que abrigam os serviços públicos.

Entre as principais queixas apresentadas pelos servidores e por diretores do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv) está a suspensão da permanência de guardas municipais nas unidades de saúde, o que teria contribuído para o aumento da violência. No caso mais recente, a UBS da Vila Portuguesa (área central) foi invadida durante o feriado da última sexta-feira (21). Os ladrões quebraram o teto de gesso e levaram equipamentos eletrônicos. Em outros episódios, servidores foram ameaçados com armas de fogo.

"Infelizmente houve um grave aumento na criminalidade este ano, mas não temos como aumentar o efetivo da Guarda neste momento. Diante do atual número de agentes – 356 –, o mais eficiente é mantê-los de forma itinerante, até porque o efetivo não é suficiente para a permanência em todos os próprios públicos", declarou o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki.

Prejuízos - De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, só este ano cinco postos de saúde foram alvos de furtos, gerando um prejuízo que pode chegar a R$ 100 mil. "Os servidores estão trabalhando no limite, alguns encontram-se afastados, sem condições psicológicas. Além das perdas materiais causadas por esta violência, há as perdas indiretas, que são imensuráveis e ainda mais preocupantes. Mas sabemos das dificuldades enfrentadas neste momento pelo Município", admitiu o secretário, que prometeu empenho da Administração Municipal para reduzir as ocorrências. "O momento é de pensarmos juntos em soluções, por isso é louvável iniciativas como esta da Câmara de Vereadores", completou.

Para o vereador Amauri Cardoso, discussões como a realizada nesta tarde proporcionam ao Executivo uma visão real das prioridades e fazem com que na sociedade se mobilize em torno de relevantes temas, redirecionando possíveis demandas reprimidas. "Como em outras ocasiões, o Legislativo reuniu os vários responsáveis e intermediou o gerenciamento de uma crise." O parlamentar coordenou a reunião juntamente com os vereadores João Martins (PSL) e Filipe Barros (PRB), respectivamente vice-presidente e membro da Comissão de Administração.

Fortalecimento - Também nesta tarde a Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania coordenou debate público na sala das sessões sobre a estrutura da Guarda Municipal, os projetos do Plano Municipal de Segurança e do Plano Estratégico de Monitoramento e as dificuldades de estabelecer parcerias entre a iniciativa privada e o poder público, visando coibir a violência urbana. "Nosso objetivo deve ser o fortalecimento da Guarda", defendeu o presidente da Comissão, vereador Filipe Barros.

De acordo com o parlamentar, que presidiu a reunião acompanhado dos vereadores João Martins e Vilson Bittencourt (PSB), um dos encaminhamentos do debate será uma reunião com a Procuradoria Geral do Município (PGM) para cobrar pareceres sobre a possibilidade de parceria com a iniciativa privada para uso de softwares e instalação de câmeras de monitoramento pela GM. Outras medidas, informou o vereador, serão a reivindicação de melhorias na iluminação pública; de implantação de Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) na Guarda Municipal; e de um cronograma de compra, a médio prazo, de novos equipamentos para a corporação.

Fonte: IMPRENSA ASCOM/CML