Nova sede da Secretária de Educação leva o nome do Professor Marcelo de Lima Urbaneja


A homenagem contou com a presença de políticos e entidade importantes além da família e amigos de Urbaneja

Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, entregaram oficialmente a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ela fica na Rua Humaitá, 900, no espaço do antigo Mercado do Quebec, entre as Ruas Humaitá, Raja Gabaglia e Virgínia (Jardim Quebec). Durante a inauguração do espaço, mais de dez ex-secretários municipais de educação também estiveram presentes e foram homenageados pela Prefeitura de Londrina.

O novo espaço abriga 165 profissionais de todas as diretorias da Secretaria de Educação, como a Diretoria Financeira, Pedagógica, Administrativa e de Planejamento, além dos representantes dos Conselhos Municipais de Educação; de Alimentação Escolar e o do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Apenas o setor de estoque e da marcenaria não ficam sediados no mesmo prédio.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, a entrega da nova casa da educação vem se somar as várias obras e ações realizadas em prol da educação em Londrina, o que demonstra que a área é uma das prioridades da atual administração. “Entregamos uma sede própria para a Secretaria de Educação, onde a equipe vai poder trabalhar, receber os diretores, professores e familiares, para receber as demandas de todos e estamos saindo do aluguel, que era de quase R$ 30 mil por mês, para vir para a casa própria, numa região central da cidade, que antes tinha um aspecto de abandono e que, agora, está totalmente revitalizado, bonito e iluminado. Isso valoriza a região e valoriza principalmente e educação”, esclareceu o prefeito.

Homenagem

O prédio público da SME homenageia o professor Marcelo de Lima Urbaneja por meio de lei municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores. Urbaneja foi servidor municipal da rede pública de Educação e atuou como presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv) durante 16 anos. Ele faleceu em 2021, vítima de complicações da Covid-19.

Em vida, ficou conhecido pelos serviços prestados no Município e por ser pessoa admirada por todos, por seu respeito e dedicação ao próximo. Segundo seu filho, Jose Augusto Barbosa Urbaneja, Marcelo Urbaneja sempre se doou à educação por acreditar que ela pode transformar vidas. “Meu pai realmente acreditava na educação e na qualificação profissional como uma forma de prestar um serviço melhor para todos, porque, para ele, o poder da educação é o de transformar vidas”, disse.

O atual presidente do Sindserv, Fábio Molin, também lembrou do amigo com carinho e disse estar orgulhoso em poder ver que o espaço da nova sede da Secretaria de Educação homenageia o antigo presidente do  mesmo sindicato. “Nós do Sindserv só temos a agradecer aos familiares do Marcelo por terem ensinado e feito tudo por ele, porque isso o ajudou a tornar quem ele foi e agradecer à Prefeitura de Londrina pela homenagem. Foi uma pessoa com quem pude conviver nos últimos oito anos da minha vida e que, hoje, sua luta e sua história vão permanecer”, afirmou.

Autoridades – Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade de inauguração. Entre eles, prestigiaram o evento e foram homenageados os seguintes ex-secretários municipais de Educação: Maria Inês Galvão de Mello, Virgínia Maria Pelisson Laço, Karin Sabec Viana, Vera Lúcia Scortecci Hilst, Dirceu Vivan, Carmen Lucia Sposti, Magda Madalena Tuma, José Dorival Perez, Maria Helena Ramos Fernandez, Cleber Toffoli, Luiz Carlos Bruschi, um representante da Leda Lucia Cordeiro e do Manoel Barros de Azevedo, Ernani Lauriano Rodrigues e Daniel Haitti.

Além dos citados, participaram o vice-prefeito, João Mendonça; o reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor Sérgio Carvalho; os secretários municipais; os vereadores Matheus Thum; Jairo Tamura; Ailton Nantes; Chavão; Eduardo Tominaga; Daniele Ziober; Flávia Cabral e Lenir de Assis; representantes do Colégio Mãe de Deus, do Sindicato das Escolas Particulares de Londrina; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outras instituições. Todo o evento contou com a tradução em libras feita pela professora Juliana.

FONTE: N.COM