CAMPANHA ALERTA PARA SAÚDE VOCAL


Professores que tenham interesse em agendar palestras na sua escola podem entrar em contato pelo telefone (43) 3371-7775

  Ã‰ com o lema ‘‘Seja amigo da sua vozÂ’Â’ que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia lança sua campanha deste ano para prevenção de problemas vocais. No próximo dia 16, comemora-se o Dia Mundial da Voz, e, em Londrina, atividades gratuitas marcam a data.

  A idéia, segundo a fonoaudióloga especialista em voz Rosiani Beleze, professora da Universidade Norte do Paraná (Unopar), é conscientizar a população, mas principalmente profissionais da voz, para a importância de cuidar da saúde vocal. Por esses profissionais, entenda-se professores, a população de maior risco, atores, cantores e operadores de teleserviço.

  Â‘‘O maior risco é ficar sem qualidade vocal, o que significa, para o professor, não conseguir dar aulas. Isso pode resultar em aposentadorias mais cedo e problemas emocionais, pois a pessoa passa a se sentir incapaz. Normalmente há condições de reverter o quadro, mas o melhor é prevenirÂ’Â’, afirma.

  Falar alto, forte, agudo, gritar ou usar a voz por grandes períodos como fazem os professores estão entre as agressões à voz. O abuso vocal, explica a fonoaudióloga, pode levar a formação de pregas vocais, mas também pode acelerar um processo de formação de nódulos cancerígenos em quem tem propensão. ‘‘Atores e cantores poupam a voz, mas isso não é costume entre os professoresÂ’Â’, alerta. Rouquidão, pigarro e cansaço para falar são sinais de alerta para buscar ajuda.

SERVIÇO

No próximo dia 16, das 8h às 11h40, haverá plantão na Clínica de Fonoaudiologia da Unopar (Rua Marselha, s/n, Jd Piza) para orientação a profissionais da voz. Professores que tenham interesse em agendar palestras na sua escola podem entrar em contato pelo telefone (43) 3371-7775

Chiara Papali
Jornal FOLHA DE LONDRINA