Secretário vai presidir conselho da Sercomtel


À frente da Secretaria da Fazenda, Denílson Novaes não vê conflito de interesse no fato de ocupar as duas funções

O secretário da Fazenda, Denílson Novaes, foi eleito sexta-feira presidente do Conselho de Administração da Sercomtel, para o qual ele foi indicado pela Prefeitura, sócia majoritária da empresa de telefonia. A eleição se deu em reunião do conselho, realizada na tarde de sexta-feira, na qual também foi escolhido o novo diretor administrativo-financeiro da Sercomtel, Eduardo Baggio. Esse cargo até aqui era acumulado pelo presidente da empresa, Fernando Kireff.

Baggio assume no dia 1º de junho. Até lá ele vai se desincompatibilizar do Detran do Paraná, do qual é diretor administrativo-financeiro. O acordo entre os acionistas – Prefeitura e Copel – determina que a indicação para o cargo seja consensual. Baggio, que foi deputado estadual pelo PMDB, não foi localizado pelo JL para comentar sua indicação para o cargo.

Conselho

A eleição de Novaes para a presidência do Conselho de Administração da Sercomtel pode gerar conflito de interesses, caso o órgão tenha de discutir alguma questão relacionada ao Imposto Sobre Serviços (ISS). O setor de telefonia, incluindo a Sercomtel, responde por 35% da dívida ativa do Município. São cerca de R$ 126 milhões em ISS, de um total estimado em R$ 360 milhões. A dívida é discutida na Justiça, porque as empresas estão questionando lançamentos feitos pela Secretaria da Fazenda. No entendimento das empresas, alguns lançamentos não configuram serviços.

Novaes disse não ver conflito nesse tipo de situação. “Pelo contrário”, rebateu. “Seria incompatível se eu fosse indicado pela Copel ou se eu fosse conselheiro de uma empresa privada”, declarou. Na avaliação dele, esse “não é o enfoque”. “O enfoque é que a Prefeitura, como principal proprietária, precisa ter representantes, pois ela tem interesse de que a Sercomtel seja gerida da melhor maneira possível”, declarou.

O presidente da telefônica, Fernando Kireff, não quis comentar o caso. Ele disse que não se manifestaria porque “qualquer discussão sobre o conselho tem que ser feita com os acionistas”.

Procurado pelo JL, o prefeito Barbosa Neto (PDT) disse, por meio da assessoria de imprensa, que “não tem conflito nenhum” na situação. “Ele é um homem de confiança. É a primeira vez que um servidor de carreira está no conselho”, declarou o prefeito. Ele também usou a expressão “guardião da joia da coroa” para se referir ao secretário e à Sercomtel.

Fonte: JORNAL DE LONDRINA

Jornalista: Fábio Silveira