Governo do Estado oferece Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública


Curso é voltado para servidores Estaduais e Municipais

Estão abertas as matrículas para a segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, promovido pelo Governo do Paraná e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), e voltado para servidores públicos municipais e estaduais. Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, estão abertas 5 mil vagas. O curso é realizado na modalidade ensino a distância, e as aulas são transmitidas ao vivo para telessalas instaladas nos municípios.

Forte Netto informa que o objetivo do Governo do Estado é graduar 50 mil servidores em dez anos, isto apenas em nível municipal. “Se esta meta for atingida, o Paraná poderá ter 20% dos seus servidores municipais com ensino superior”, destaca.

Atualmente, cerca de 4.800 servidores municipais e estaduais participam da primeira turma do curso superior, cuja formatura está prevista pra o fim do ano quem vem. Para 2010, o secretário revela que também está em estudo a possibilidade de abertura de cursos de ensino de jovens e adultos (EJA) e de pós-graduação, ambos na área da Gestão Pública.

As matrículas dos servidores municipais para a segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública estão a cargo da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu)/Paranacidade e as dos servidores estaduais, da Secretaria Estadual da Administração e Previdência (Seap) e da Escola de Governo. O prazo para efetuar a matrícula vai até 31 de agosto e o início das aulas está previsto para setembro deste ano.

PROGRAMAÇÃO – O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública tem carga horária de 1.740 horas/ aula e duração de 27 meses. As aulas da segunda turma serão transmitidas ao vivo para as telessalas instaladas pelas prefeituras nos seus respectivos municípios, uma vez por semana, das 8h30 às 12 horas.

O programa de aprendizagem compreende 21 disciplinas relacionadas à área de gestão, contabilidade, comunicação e marketing, direito, planejamento urbano e relações institucionais. Além disso, são promovidas atividades extracurriculares que compreendem revisões para fixação do conteúdo proposto no livro didático, exercícios supervisionados e um trabalho de conclusão de curso. Também é disponibilizada uma equipe de suporte técnico que atende os alunos via e-mail e 0800. Ao fim do curso, os alunos recebem diploma de graduação emitido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além da Sedu/Paranacidade e da Seap/Escola de Governo, participa da realização do curso a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A iniciativa integra o Programa de Qualificação de Servidores Municipais.

Os alunos egressos da primeira turma do Curso Técnico em Gestão Pública, nível pós-médio, formada em abril, também podem se matricular na segunda turma do curso superior, com aproveitamento de créditos.

Serviço: mais informações sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pelos sites
www.proservidormunicipal.pr.gov.br e www.escoladegoverno.pr.gov.br ou pelos fones: (41) 3250-7252 e (41) 3351-6145.

 

Fonte: Agencia Estadual de Notícias