Reconheça os sintomas da gripe suína


O que você precisa saber sobre os sintomas gripe suína (Influenza A H1N1).

O vírus influenza A da gripe suína já matou várias pessoas no Brasil e no mundo, registrando casos de infecção em quase todos os países do globo.

Diante deste cenário, surge a pergunta: Como suspeitar e reconhecer os sintomas de gripe suína?

Os sintomas da gripe suína são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem:

  • Febre alta (acima de 38ºC),
  • Falta de apetite,
  • Dores musculares espalhadas por várias partes do corpo,
  • Indisposição e
  • Tosse.

Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.

Como se pode notar, os sintomas são praticamente os mesmos de uma gripe comum. Então neste momento, a melhor maneira de diferenciar as duas doenças é ficar atento a história de exposição da pessoa à regiões de risco.

Considerando que o período de incubação da gripe (tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas) seja de 24 a 48 horas, a suspeita de gripe suína é maior se a pessoa apresentar os sintomas acima após ter estado em regiões onde o vírus H1N1 foi confirmado, levando em consideração este período médio de tempo.

No entanto, pelas novas regras do Ministério da Saúde, toda pessoa que apresentar os sintomas acima são aconselhadas a procurar um serviço médico, como os postos de sáude.

Fonte: http://www.bancodesaude.com.br