Requião apresenta alternativa para regularização do Vizivali


Hoje pela manhã (26/08) o governador Roberto Requião apresentou uma alternativa para solucionar o problema da falta de certificação de aproximadamente 35 mil estudantes no curso normal superior promovido pelo Instituto Educacional e Sistema de Ensino (Iesde) em convênio com a Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). Esse problema já se arrasta por vários anos e foi causa de inúmeras ações na justiça.
 
Segundo o governador, irá ser criado um curso complementar, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), para completar a grade curricular com as matérias que faltam e somente a partir desse momento que os estudantes poderão ser diplomados.
 
Segundo o secretário-chefe de gabinete do governador e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira, a solução se espelha no programa de ocupação de vagas ociosas (Provar), criado em 2003 na UFPR. “Essa experiência permitiu vislumbrar essa situação, pois esses professores fizeram o curso, merecem o diploma e a condição de estar atuando nas escolas”, disse. “Eles vão validar o que fizeram na outra instituição e receber o diploma pelo IFPR”, explicou.
 
Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), regional Norte, Marcos Rogério Ratto, essa posição adotada pelo governador Roberto Requião, é o que todos aguardavam, “a região norte do estado é a que concentra a maior parte desses 35 mil profissionais, que aguardam há vários anos a solução para esse entrave” disse. “A UGT foi uma das instituições que batalharam para que isso fosse possível, pois sempre considerou um absurdo a angústia criada nesses profissionais por causa das barreiras que foram criadas pela atual administração estadual”.
 
Segundo informações do governo o curso deverá estar à disposição até 2010, e será aberto para todos os paranaenses que tiverem o interesse de cursar o Normal superior, mas para isso será imposto um teste seletivo. Para os 35 mil envolvidos na questão, o governo afirmou que não haverá custo para os professores que já gastaram da primeira vez que fizeram o curso.

As aulas serão ministradas de forma semipresencial nas telessalas do Instituto espalhadas pelo Estado. As datas e inscrições para o curso serão divulgadas pelo site da instituição (www.ifpr.edu.br).

Contatos: Marcos Rogério Ratto, UGT-Norte (43) 9943-4976
Carlos Moreira, secretário-chefe de gab. do governador (41) 9187-4740