Sindserv participa de mobilização histórica em Brasília e reforça luta por direitos dos trabalhadores


Diretores da entidade estiveram na Marcha da Classe Trabalhadora e na construção da pauta nacional

O Sindserv marcou presença em um dos momentos mais importantes da mobilização sindical recente no país. A entidade participou ativamente da CONCLAT 2026 (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), realizada em Brasília, que reuniu centrais sindicais, federações e sindicatos de todo o Brasil para a construção da pauta unificada da classe trabalhadora para o período de 2026 a 2030.

A participação do Sindserv se deu de forma direta, com dirigentes da entidade integrando a delegação da UGT Regional Norte do Paraná e reforçando o coro nas mobilizações realizadas na capital federal, somando forças com os demais sindicatos do Paraná, na defesa de direitos e na pressão por avanços concretos para os trabalhadores brasileiros.

A presença do Sindserv ganha ainda mais relevância pelo fato de que o presidente da UGT Regional Norte do Paraná também integra a diretoria da entidade, fortalecendo a representatividade do sindicato nos espaços de articulação nacional.

Durante a conferência, representantes de sindicatos de Londrina, do Paraná e de todo o país demonstraram a importância da unidade da classe trabalhadora diante dos desafios atuais. Entre os principais pontos defendidos estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial, o fim da escala 6x1, a valorização do salário mínimo, o combate à pejotização, a regulamentação do trabalho em plataformas digitais e a regulamentação das negociações coletivas, no setor público.

A mobilização, que contou com mais de 20 mil pessoas, teve como um de seus pontos altos a Marcha da Classe Trabalhadora, que levou às autoridades federais a pauta construída coletivamente pelas centrais sindicais. Como resultado desse movimento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu as lideranças no Palácio do Planalto e encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei que prevê o fim da escala 6x1, a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução salarial e a regulamentação da negociação coletiva no serviço público.

O Sindserv entende que a defesa dos servidores municipais também passa pela construção de políticas nacionais que garantam direitos, valorização e justiça social.